Teste Teste Teste Teste

BANNER 728X90

Por que DEUS endureceu o coração de faraó?

     Existem muitas passagens da bíblia que são difíceis de interpretar.

     Em relação a DEUS ter endurecido o coração de faraó se deu ao fato de revelar sua glória através da vida de faraó. O TODO PODEROSO, com certeza, não acordou(DEUS não dorme -  só para ilustrar) de mau-humor e disse: “ah, hoje vou perturbar a faraó. Tem nada pra fazer mesmo”. Não foi bem assim.
Veja bem:



(Êxodo 7:3) - Eu, porém, endurecerei o coração de Faraó, e multiplicarei na terra do Egito os meus sinais e as minhas maravilhas.

     A forma com que DEUS agia no
antigo testamento eram por grandes trovões, trovoadas, fogo do céu, chuva, tabernáculo  e outras formas também.

     O povo de DEUS, judeu, já estava cativo por 400 anos. Faraó era um líder malvado, impiedoso que não tinha misericórdia e o povo muito clamava:

(Êxodo 6:5) - E também tenho ouvido o gemido dos filhos de Israel, aos quais os egípcios fazem servir, e lembrei-me da minha aliança.

     Mas DEUS, para mostrar ao seu povo sua grande soberania, poder e glória, pelo simples fato de amar tanto o povo escolhido e cumprir as promessas que fora feito a Abraão, Isaque e Jacó, resolveu estabelecer um plano a partir da vida de Faraó. Faraó já tinha o coração endurecido por si só e o que DEUS fez foi apenas deixar ainda endurecido em relação ao que Ele revelaria através da obra que fez permitindo as dez pragas.

     Você pode ser perguntar “por que DEUS deixou o coração de faraó endurecido?” O Próprio DEUS responde:

(Êxodo 9:15, 16 e 17) –15.  Pois eu já poderia ter estendido a minha mão para te ferir a ti e ao teu povo com pestilência, e terias sido destruído da terra.
16. Mas deveras para isto te mantive, para te mostrar o meu poder, e para que o meu nome seja anunciado em toda a terra.
17. Ainda te levantas contra o meu povo para não os deixar ir?....

     Que maravilha! DEUS explicando o motivo de seu agir, mostrando sua simplicidade e, ao mesmo tempo, sua soberania, poder e glória. É como se DEUS falasse assim: “ah, faraó, eu já poderia ter estendido apenas a minha mão e te cortaria da terra a ti e a teu povo em segundos”. Agora preste bem atenção, DEUS completa, falando no versículo 16 de Exodo 9 “Mas deveras para isto TE mantive, para TE mostrar o meu poder”. Eu que pus os pronomes “TE” em caixa alta (letra maiúscula).  A explicação que DEUS nos concede aqui é magnífica. Entre a sexta e a sétima praga é que acontece tudo isso. DEUS queria que faraó viesse ao arrependimento, por isso mostrou a ele, que já tinha o coração endurecido por si só, seu poder. Tudo começou por ele e através dele as manifestações de DEUS ficariam conhecidas por todo o povo e por todo o mundo antigo e depois ainda iria se ouvir falar de tais maravilhas, como ouvimos, hoje, ainda.

E no versículo 17 é como se DEUS falasse assim: “faraó, você ainda se levanta contra o meu povo para não o deixar ir? Mesmo com tantos sinais, manifestações da minha parte? Mesmo mostrando meu poder através de você?

     Pela onisciência DEUS já sabia de forma muito mais do que antecipada que faraó não iria deixar o povo livre, Mesmo com tantos sinais. A questão não foi que DEUS não quis salvar a faraó; muito pelo contrario. A questão das 10 pragas foi pelo fato de castigar a faraó pelos seus atos. Ao invés de eliminar logo o problema, DEUS preferiu prolongar um pouco mais endurecendo o coração de faraó, manifestando o seu poder e castigando-o. A grande soberba, falta de temor, maldade de faraó para com o povo . Ele tinha que ser punido, mas isso não quer dizer que DEUS queria que ele fosse para o inferno de forma tirana.

(Êxodo 20:6) -  E faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e aos que guardam os meus mandamentos.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                        
    
(Êxodo 33:19) -  Porém ele disse: Eu farei passar toda a minha bondade por diante de ti, e proclamarei o nome do SENHOR diante de ti; e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia, e me compadecerei de quem eu me compadecer.


(continuação)

0 Comentario "Por que DEUS endureceu o coração de faraó?"

Postagem mais recente Página inicial

Teste Teste Teste

Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste

Teste Teste Teste

Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste

Teste Teste Teste

Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste